quinta-feira, 29 de maio de 2014

Big Data ?! A nova buzzword.

E falando em moda, está aí a buzzword do momento: Big Data! Peraí...mas quem falou em moda?...rs...Anyway...

Todo mundo agora quer saber de Big Data. Comprar Big Data e vender Big Data...!
Mas quem sabe de fato o que é Big Data (BD)? Muitos não sabem, mas acham que sim.

Muita gente pensa que só porque tem uma base de 1 milhão de clientes, isso é BD. Se você tem uma base de dados bem grande e estruturada, sobre a qual você conhece a estrutura e conteúdo, isso não é BD. Você poderia ter 54859345843 trilhões de clientes na base, ou um "googleplex" de registros de transações bancárias e isso ainda não seria BD. Isso seria apenas um "montão de dados". =)

Pra ser  BD, há alguns critérios a se considerar, como: a maior parte do que está entre esses dados ser lixo! Mas entre o lixo, há coisas úteis a serem descobertas. É um mar de inutilidades a ser percorrido para achar um tesouro perdido. Outra coisa é que normalmente os dados estão desestruturados. Mesmo que estejam em um banco de dados, o conteúdo pode ser texto, e dentro daquele texto podem haver várias informações diferentes que você não sabe onde começa uma ou termina a outra.

O exemplo mais claro disso são as redes sociais. As informações estão armazenadas em um banco de dados especial, mas os conteúdos são diversos. Num único post você pode ter várias informações sobre uma pessoa. E como você vai descobrir qual parte é qual, e o que é útil?

Na prática, você vai precisar que ter uma boa infra estrutura pra guardar tudo isso e analisar.

Agora...é claro que você não vai analisar manualmente, caso a caso...rsrs...e mesmo se isso fosse feito, dificilmente perceberia algo de genial.

É ai que entram os algoritmos de mineração de dados pra te ajudar a descobrir padrões no BD, e fazer dele algo útil e palpável. Eles possibilitam enxergar algo que antes era invisível.

Os dados que levam a grandes descobertas sobre os padrões de funcionamento do mundo podem estar nos lugares mais inóspitos... ^^...então temos que fuçar!



Abraços miningnoobs!


Nenhum comentário:

Postar um comentário